top of page

O que aprendi na primeira semana catalã

Estou prestes a completar uma semana como cidadã catalã. Nunca estive, ao mesmo tempo, tão à toa e tão exausta. Emocionalmente, uma mudança de país, ainda que temporária, é desgastante. É preciso se adaptar a seu novo e pequeno espaço físico; ao idioma; aos hábitos forasteiros; aos sabores e ao dinheiro.

Passo o dia fazendo contas: quanto me custa o almoço, quanto me sobrará para o jantar. Se você ainda poderá frequentar o cinema ou se isso será programa de uma vez por mês. Mas me conforta um bocado saber que o chocolate Milka custa uma bagatela por aqui. Em dias de coração tenso, alivia ter um doce calmante de preço acessível.

Boa consumista que sou, tenho evitado entrar em lojas. Reconheço que não tenho qualquer maturidade para apenas ver roupas e não poder levar nenhuma para casa. Para evitar martírios e excesso de consumo de Milka, o melhor a fazer é atravessar a rua ao se deparar com a rede de fast fashion espanhola Mango, por exemplo.

Passei esses primeiros dias tentando ocupar a cabeça com o presente para que o pensamento não voe para um futuro que nunca me foi tão incerto. Todas as vezes em que ensaio ter uma crise de ansiedade, por não ter certeza se serei feliz no próximo ano, recorro ao mantra que inventei para me acalmar. "Você está na Europa, estudando por um ano. E tudo tem prazo para acabar. Não vá estragar tudo divagando ou tentando sofrer."

Pronto! Dito isso, me dou conta de que agora estou a cinco minutos de caminhada da praia, em uma das mais lindas cidades da Espanha, sem ter compromisso com nada, exceto com meu prazer e meu bem-estar. Não preciso de mais nenhum argumento para me convencer de que sou privilegiada e bora "flipar" nos próximos meses. Sim, essa expressão aprendi ontem com uma nova amiga catalã e significa em bom português algo como "pirar o cabeção".

Feito esse acordo comigo mesma, tenho tentando estabelecer uma rotina na cidade da qual escolhi ser cidadã por um ano e algumas coisas me parecem, desde já, muito interessantes.

1. Sangria sobe mais rápido do que caipirinha.

Minha resistência etílica beira a zero e com risco de vexames. Assim, na minha segunda dose de sangria, em dias diferentes, percebi que a tal bebidinha doce, tão famosa por aqui, é mais potente do que a cachaça do meu país. Bastou um "tubo" para sentir minha cabeça girar e a alegria sem motivo começar a aparecer. Talvez seja melhor eu cultivar mesmo o gosto pelo suco de coco daqui, mais gostoso e com menos chances de efeitos colaterais.

2. A bunda brasileira

Nunca vou entender a verdadeira obsessão pela bunda brasileira, ainda mais em um destino em que há tantos pintos e peitos de fora, exibidos em uma praia bem no centro da cidade. Seja pela minha dedicação em tentar amenizar o sotaque ao falar espanhol, seja pela minha genética que, suspeita-se, tenha uma raiz em Portugal, passo fácil por uma espanhola, a ponto de turistas me pedirem informação na rua, como se nativa eu fosse. Mas, bastou eu vestir um short curto e caminhar pela orla que apostam, logo de cara, que venho mesmo é do Brasil. Moço, por que tão fascinado pela bunda brazuca, diante de uma mostra tão farta de peitos de distintas nacionalidades, exibidos logo ali, na tua cara?

3. Adeus à vaidade

Descobri, desde já, que talvez não visite uma manicure no próximo ano. Perto da minha nova casa, o serviço de cuidar dos pés e das mãos me custarão cerca de 100 reais. Impossível não converter. Sendo assim, desconfio que unhas cortadas serão o máximo do meu cuidado nessa temporada.

Além disso, já abri mão de domar os cabelos. Não sei se é a umidade, a água do chuveiro, mas meus fios estão completamente rebeldes. Não adianta secar ou usar cremes. Eles assumiram nova personalidade e ganharam vida própria. Então, melhor não entrar nessa briga e aceitar minhas madeixas ao melhor estilo espanhol, que, sinceramente, não sei que forma ganharão.

4. Não sabe nada? Venha se afogar nas praias de Barceloneta.

Os socorristas parecem saídos de um catálogo de moda. Garanto que vai valer a pena ser salva por um deles.


DICAS DE COZINHA

DA SARA!

#1 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#2

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

 

#3

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar seu texto.

bottom of page